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quarta-feira, 11 de abril de 2012

Oi, Colegas estou trabalhando na Sala de Leitura da minha Escola,QUE LEGAL!!!!!!!


Governo do Estado do Amapá
Secretária do Estado da Educação e Cultura

Escola Estadual Reinaldo M. G. Damasceno.






Projeto Sala de Leitura Integrada com as salas ambientes

“O Prazer no Ato de Ler”




Elaboradores:
Kelly Mádga Galvão de Paula (Pedagoga e psicopedagoga)
Maria Celina N. de Souza (Pedagoga)


Macapá-ap
2012


I - Identificação

 ESCOLA: ESCOLA ESTADUAL REINALDO DAMASCENO
DIRETORA: Leidiane Barroso Moreira.
COORDENAÇÃO PEDAGÓGIA:
ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL:
PÚBLICO ALVO: Alunos do ensino fundamental
PERÍDO DE EXECUÇÃO: Calendário
COORDENAÇÃO DA SALA: Kelly Mágda Galvão de Paula
                                               Maria Celina Nobre de Souza

PESPONSÁVÉIS PELA EXECUÇÃO: Coordenadores da sala de leitura, salas Ambientes e      professores do Ensino Fundamental.  
INÍCIO: Março á Dezembro 2012. De segunda á sexta, os sábado encontros pedagógicos.

















II - Apresentação

            O trabalho vem respaldando em suas laudas as instigações que se pretende alcançar no decorrer do ano de 2012, com alunos do Ensino Fundamental da Escola Estadual Reinaldo Damasceno em parceria com os ambientes de aprendizagem: SALA DE LEITURA, LIED, BIBLIOTECA e TV-ESCOLA.
            A leitura nos possibilita conhecer melhor os antepassados que se dedicaram a escrever algo e nos ajudar a compreender o mundo em que vivemos. Sabe-se também, que a leitura leva o indivíduo a viajar, sonhar e adquirir cultura, levando-os a exercer o livre arbítrio com competência e sabedoria visando sempre o bem coletivo.
            Assim, este projeto pretende proporcionar aos educando da referida escola, descobrir o prazer que encontramos no ato de ler, utilizando diferentes textos literários, bem como, auxiliar o professor nas dificuldades dos alunos que ora se apresentam. Realizando atividades diversificadas como: teatro, dramatização, poesias, paródias, e outros.
            Espera-se que este projeto venha contribuir com os anseios dos alunos, professores e interessados que acreditam que: a leitura e a escrita são fontes de informação indispensável ao desenvolvimento da aprendizagem de cada alunado.
            Nesta perspectiva, usar-se-á: textos reflexivos, livros, sites, blogs, revistas, vídeos e outros tudo que possam vir aflorar o interesse do aluno e professores pelo ato de ler. Assim respaldados nos Parâmetros Curriculares de 1º à 9º ano e 5ª á 8ª série do Ensino Fundamental, Revistas Novos Escola, livros para didáticos e alguns teóricos, os responsáveis pelo ambiente de aprendizagem “Sala de Leitura” da referida escola, responsabilizam-se em dá ciência e cumprir o acordo firmado com o papel de “educar para transformar”.













III Justificativa
           A nova realidade educacional brasileira exige eficiência em todos os níveis de ensino. Sabe-se que um dos principais problemas na educação da atualidade é a dificuldade que os educandos têm de ler e produzir textos. Essa é uma reclamação constante não só pelos professores da disciplina Língua Portuguesa, mas de toda a categoria docente. Por esta razão, nós educadores sentimos grande preocupação com a questão da leitura, e o que queremos como educador é que o educando se torne um leitor real e criativo, analisador, reflexivo, em fim, para que ele possa mais tarde, ter uma participação ativa sobre a sociedade que vive.
            Ler, escrever e interpretar textos é uns dos principais objetivos da língua portuguesa e esta prática pode acontecer em diferentes ambientes e com características especificas.  A leitura proficiente tem infinitas possibilidades. Ela começa pelos olhos, mas vai além deles, pois necessita de um elemento fundamental para a compreensão, que é o conjunto de conhecimentos prévios relacionados ao assunto do texto lido. Por isso, a capacidade do ser humano de compreender os textos depende da relação entre o cérebro e os olhos. Portanto, para conseguirmos atingir o objetivo de tornar leitores autônomos e produtores de texto, e que saibam comunicar-se com sucesso, é necessário que lhe sejam dados oportunidades de conhecer os produtos da comunicação escrita.
            A Sala de leitura, por não constituir-se num componente curricular, não encontra capítulo reservado em nenhum documento oficial de elaboração de currículos. No entanto, na sala de leitura são trabalhadas diferentes modalidades de textos veiculados visando subsidiar o trabalho do regente de turma e de proporcionar ao aluno uma ou mais possibilidades de leitura do mundo, afinal, segundo Paulo Freire “... educar é conhecer é um tesouro, é ler o mundo, para poder transformá-lo...”.
            Este tesouro aumenta à medida que se transfere sua riqueza do conhecimento para um número maior de professores e alunos. É preciso torná-lo parte da vida de todos.
            A palavra chave para a formação do leitor hoje, é a liberdade literária e é nela que o nosso projeto vem pautado, sendo assim, a escola precisa assumir o nosso papel de formadores e construtores de leitores natos.
            Nesta visão, utilizaremos à linguagem oral, a escrita e leitura em diferentes modalidades de textos: Os literários, os jornalísticos, os instrumentais, os epistolares, cartas, os publicitários, e outros.
             Espera-se que os seguimentos da escola possam dar total apoio a este projeto, pois o mesmo, além de gerar oportunidades de reflexões e ações, em todas as áreas de conhecimentos, visa também resgatar os valores fundamentais a um convívio social saudável de forma integradora e participativa.

IV - Objetivo
Geral:
§  Proporcionar a participação de todos os envolvidos no projeto, descobrindo a importância do prazer para a leitura e produção textuais, para serem bons leitores, tornando-os assim, uma necessidade na sua vida intelectual e emocional, levando-os a refletir e descobrir o mundo em que vivem.


Específicos:
§  Utilizar meios para que os alunos compreendam através das “leituras diversificadas e dialogadas” a importância da oralidade e da escrita nos seus diversos gêneros textuais, resgatando a importância de cada um.
§  Desenvolver o gosto pela leitura, à imaginação, o espírito criativo, o prazer de identificarem-se com pessoas, situações e fatos, podendo analisá-los criticamente.
§  Realizar semanalmente atividades pedagógicas e de incentivo a leitura;
§  Desenvolver instrumentos básicos da cultura letrada, que lhe permitam melhor compreender e atuar no mundo em que vive;
§  Aumentar a auto-estima, fortalecendo a confiança na capacidade de aprendizagem; lazer e arte.
§   Valorizar a leitura meio de desenvolvimento pessoal e sócio ambiental saudável, iniciando pelo espaço escolar;



V - Área de Abrangência

            O projeto “O Prazer do Ato de Ler” foi elaborado pelos coordenadores da Sala de Leitura e pretende envolver todos os alunos de 1º a 9º ano e 5ª á 8ª série do Ensino Fundamental, professores das referidas turmas, salas ambientes e funcionários.
            Os projetos anexos como: Monteiro Lobato, Dia do Livro, Meio Ambiente, Patrono da Escola e Datas comemorativas, temas transversais como: DST, AIDS e outros. Poderão ser desenvolvidos pelos professores de 5ª á 8ª séries,( organizados em cronogramas).  

VI – Estratégias
Execução das atividades pedagógicas com os alunos e professores:

§  Promover reuniões com os professores para a conscientização da importância da Leitura e a sua efetiva participação junto ao sucesso do projeto.
§  Elaborar o horário de participação de todos os alunos de 1º à 9º ano e 5ª á 8ª série do Ensino Fundamental.
§  Planejar junto com os professores possíveis ações que venham aflorar os anseios de nossos alunos.
§  Articular parcerias e gincanas que possam contribuir com livros infantis, bíblicos, jornais, revistas gibis, e outros; etc.
§   Motivação para a leitura (apresentação de vídeo da TV Escola no laboratório de informática)
§  Pesquisa bibliográfica sobre o autor e obras, contexto histórico e social, características da estética literária
§  Leitura de contos: A cartomante (Machado de Assis), Barca (Artur Azevedo)-  disponíveis em formato digital nos programa educacional Domínio Público.
§  Leitura do poema: Canção do Exílio (Gonçalves Dias) - disponível em formato digital no programa educacional Domínio Público.
§   Confecção de Slides de apresentação;
§   Confecção de jogo literário (tomando como modelo jogos de perguntas e respostas já existentes);
§  Confecção de folder de divulgação para exposição durante evento da escola (como a Plantão Pedagógico, por exemplo)
§   Organização de uma revista Literária (com todos os autores estudados).
§  Apresentação do vídeo disponível no programa LINUX Educacional (/home/Conteúdo MEC/DVD escola/dvd13/O Que Acontece Quando Lemos/O Que Acontece Quando Lemos. WMV);
§  Aula expositiva de Literaturas infantis, escrita de texto;
§  Elaboração da coleta de dados bibliográficos a respeito da biografia e características de autores e outras pesquisas literárias e cronologia das obras utilizando a Biblioteca da escola;
§  Busca de curiosidades sobre os temas de cada pesquisa em outras fontes, tais como: folhetos comemorativos, internet, Blogs, etc., a critério de cada grupo;
§  Apresentação dos resultados em sala de aula (TV escola ou LIED) utilizando o datashow.
§  Confecção de jogos educativos e livros literários: cada grupo deve produzir jogos e livros baseado em um modelo de jogo de perguntas e respostas pré-existente, evidenciando o assunto estudado pelos grupos. (Sugestões: Trilha, Ludo, Show do Milhão, dominós, Bingos, Amarelinha,  histórias criadas ou reproduzidas,etc...);
§  Produção de materiais para a fixação do conhecimento e divulgação de projeto;
§  Os grupos devem produzir, por escrito, as regras do jogo;
§  Apresentação do jogo para as demais equipes (essa atividade vai servir para testar a aplicabilidade do jogo e clareza das regras e adequação das mesmas, se necessário) . Pode-se fazer uma espécie de disputa entre as equipes;
§   Confecção de “folder” de divulgação para exposição durante evento da escola (como Projetos e mini-projetos ou Evento Literário organizado pela própria turma, por exemplo). Cada grupo produz um folheto de divulgação, que deve ser digitado no editor de textos BrOffice.org. Write do LINUX Educacional. Depois da etapa de produção do “folder”, os trabalhos serão encaminhados à direção da escola para a seleção do que vai ser utilizado na divulgação dos projetos;
§   Organização de uma revista Literária ou livrinhos – Edição com todos os autores (os próprios alunos). Nessa atividade, todo o material coletado e produzido por todas as equipes deve ser organizado em forma de revista impressa e eletrônica. A impressa deve ser encaminhada à biblioteca da escola e a eletrônica (em formato pdf) deve ser disponibilizada no Blog da Escola (ou da turma, se houver possibilidade de criar um). Para esta etapa, a turma deve ser reorganizada em grupos de forma a funcionar como uma editora, cabendo a cada grupo, uma tarefa;
§   A culminância dos projetos será feita em evento da escola que motive a visitação da comunidade escolar (como a Pedagógica ou outro promovido pela própria turma), com a apresentação de todas as produções das turmas;
§  Entende-se que p ato de ler resulta no ato de escrever, de criar. Neste sentido, durante toda a execução do projeto, serão produzidos textos, histórias em quadrinhos, livros, peças teatrais, dentre outras produções literárias, que serão apresentadas e expostas durante o ano letivo e em eventos realizados pela Escola no final do ano ou no decorrer do ano letivo;
§  Organizar junto aos professores de 5ª á 8ª série, projetos anexos a serem desenvolvidos no ambientes; e consequentemente montar  o cronograma com os mesmos.


VII - Metas

  • Fortalecer a estruturação e a execução do projeto.
  • Responsabilizar-se pelo bom funcionamento das atividades diversificadas.
  • Garantir à prática de diferentes leituras, construindo estratégias de ensino contextualizadas que venham estimular o gosto pela leitura, a expressão criadora e a criatividade do aluno.
  • Acompanhar e avaliar o processo ensino aprendizagem durante a execução do projeto.
  • Inclusão do Plano de Ação 2012 da Biblioteca Ambulante no Projeto Político Pedagógico da Escola e no PDE;
  • Atenuar o índice de dificuldades encontradas por alguns alunos, nas produções textuais e na escrita.
  • Aumentar o índice de freqüência dos alunos e professores na sala de leitura.
  • Levar para sala textos diversificados: jornais, revistas, gibis e outros jogos educativos, encaixes.
  • Abrir os cantinhos: da leitura, teatro, jogos, dramatização.
  • Levar os alunos a pesquisar, dramatizar cenas do cotidiano escolar e familiar.
  • Registro de relatórios, envolvendo ações do professor, alunos e outros.
  • Atender 100% os alunos com dificuldades em leitura, oralidade, conhecimento linguístico, produção de textos, afetividade, e outros.
  • Alcançar os alunos de 5ª á 8ª séries que apresentam dificuldades em produção de textos, afetividades, companheirismo e outros...


METODOLOGIA
O Projeto “O Prazer no ato de Ler” respeitará o cronograma organizado pelos coordenadores  evolvendo atividades diversificadas de forma que o aluno possa sentir-se contente ao adentrar o ambiente sala de leitura.
Os Coordenadores da Sala de Leitura desenvolverá as seguintes atividades:
- Catalogar o acervo Bibliográfico;
- Organizar o espaço conforme a demanda que irá freqüentar os mesmo, discentes e docentes;
- Divulgar o trabalho a ser realizado no espaço da sala de leitura;
- Informa-se com o corpo docente dos temas referentes a projetos pedagógicos que possam ser  ampliados na sala de leitura;
- Organizar e manter a sala de leitura conforme a data comemorativa;
- Elaborar e realizar projetos vinculados a temas de estudo pelos discentes na sala de leitura;
- A cada final de bimestre promover e realizar uma atividade em forma de destaque do trabalho realizado na sala de leitura;
- Dinamizar o processo educativo para a contribuição da formação de hábitos de leitura e da descoberta pelo saber através do contato com os diferentes instrumentos literários;
- Avaliar as atividades realizadas e organizadas no espaço da sala de leitura disponibilizando de registros á Coordenação Pedagógica;
- Socializar previamente junto a Coordenação Pedagógica as atividades que serão realizadas no espaço da sala de leitura.



PASSOS BÁSICA DA AULA DE LEITURA
1 – Rotina
Que atividades necessárias para o desenvolvimento efetivo de todo o projeto como:
ü  Catalogação;
ü  Agendamento;
ü  Locação;
ü  Ampliação do acervo (projetos ex: vendas de roupas usadas, gincanas, padrinho da sala de leitura (livros e almofadas); etc.
ü   Efetuar levantamento e análises de dados relacionados aos temas e tipos de leitura de maior interesse dos alunos, junto á coordenação e professores, a fim de aprimorar a cada planejamento as atividades.

PREPARAÇÃO PARA A LEITURA

2 –  Desenvolvimento das atividades de leitura efetivamente: 
 As atividades de enriquecimento têm como objeto complementar e enriquecer as aulas de leitura através da interdisciplinaridade.
Essas atividades podem ser:
§     Oficinas enriquecimento e diversificadas (confecção de fantoches, trajes das personagens, máscaras, dobraduras, pinturas, brinquedos cantados, e outros);
§     Inclui a incentivarão e a apresentação de palavras ou expressões novas ou difíceis do texto;
§     Exposições; Músicas; Dança; Dramatizações;
§     Exibição de vídeos; Projeção de Slides; Seções de filmes;
§     Dinâmicas de grupo;
§     Atividades relacionadas á Leitura oral e escrita dirigidas de notícias atuais de jornais, revistas, dicionários, Contação de história; poesias e outros;

II – LEITURA SILENCIOSA DIRIGIDA

A leitura silenciosa do texto lido pelo aluno tem por objetivo a interpretação. Os alunos lêem silenciosamente o trecho e ter sempre comentários a respeito. As perguntas para a direção da leitura estão relacionadas com as habilidades de compreensão, tais como:
§  Descobrir a idéia principal;
§  Identificar os personagens principais;
§  Observar a seqüência dos fatos;
§  Identificar a reação dos personagens;
§  Tirar conclusões e opiniões próprias;
§  Avaliar o conteúdo lido;

III – LEITURA ORAL

A leitura oral, além de desenvolver as habilidades de compreensão tem por objetos próprios oferecer ao professor oportunidade para verificar se o aluno:
  • Ler em unidade de pensamento;
  • Observa a pontuação;
  • Articula corretamente as palavras;
  • Expressar-se em ritmo e espontaneidade e criatividades; e outros.

IV –  ATIVIDADE RELACIONADAS À LEITURA

Essas atividades desenvolvem habilidades de leitura principalmente, das de analise e interpretação do sentido das palavras e das diferentes habilidades e capacidades de compreensão e de estudo.
Elas podem ser:
·         Exercícios;
·         Composição;
·         Redação;
·         Mostra de talentos;...
 No decorrer da execução deste plano, em sala de aula, torna-se necessário a participação do professor da turma no encaminhamento das atividades.
VIII – Ações


§  Discussão e elaboração do projeto para posteriores apresentações à comunidade.
§  Elaborar e organizar o plano de atividade juntamente com os respectivos horários a serem utilizados na Sala de Leitura.
§  Pesquisar livros, revistas, lendas, Jornais, Blogs, Sites, jogos, para enriquecimento do trabalho.
§  Colocar em pratica dramatização, peças teatrais, fantoches e outros.
§  Realizar atividades diversificadas como: datas comemorativas, aniversários da escola, dia do estudante, dia do livro, Patrono, páscoa e outros.
§  Envolver todos os alunos em exploração de trabalhos ((mostra de talentos) no final das atividades;
§  Envolver todos os ambientes de aprendizagens como: LIED,TV ESCOLA, BIBLIOTECA e SALA DE LEITURA.






















IX – Cronograma
GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
ESCOLA ESTADUAL REINALDO MAURICIO GOLBERT DAMASCENO
LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA EDUCATIVA – LIED E SALA DE LEITURA
CRONOGRAMA DE ATENDIMENTO – 2012

Manhã

HORÁRIO
SEGUNDA
TERÇA
QUARTA
QUINTA
SEXTA
SÁBADO
8h
ÀS
8h E 50
2º ANO
201
MARIZA
3º ANO
301
EDNA
Atendimento na sala
3º ANO
302
JORGE
3ª SERIE
311
EDIELZE
ACELERAÇÃO
MARIA JOSÉ
PLANEJAMENTO
9h
ÀS
9h E 50

2º ANO
202
JACINTA
3º ANO
302
JORGE
Atendimento na sala
3ª SERIE
313
NILZA
3ª SERIE
312
SARA
1º ANO
101
RENATA
PLANEJAMENTO
10 h 20
ÀS
11 h E 10
2º ANO
203
ANTONIO
3º ANO
303
GENILSON
Atendimento na sala
3ª SERIE
312
SARA

3ª SERIE
313
NILZA
4ª SERIE
411
LUCIA HELENA
PLANEJAMENTO
11 h E 10
Á
11 h E 40
Atendimento na sala
1º ANO 101
RENATA
Atendimento na sala
2º ANO
202
JACINTA

Atendimento na sala
3ª SERIE
311
 EDIELZE

Atendimento na sala
2º ANO
203
ANTONIO
Atendimento na
Sala
2º ANO
201
MARIZA
PLANEJAMENTO














2ª semana - rodízio                                                                 Manhã

HORÁRIO
SEGUNDA
TERÇA
QUARTA
QUINTA
SEXTA
SÁBADO
8h
ÀS
8h E 50
2º ANO
201
MARIZA
3º ANO
301
EDNA
Atendimento na sala
ANTONIO
3ª SERIE
311
EDIELZE
ACELERAÇÃO
MARIA JOSÉ
PLANEJAMENTO
9h
ÀS
9h E 50

2º ANO
202
JACINTA
3º ANO
302
JORGE
Atendimento na sala
GENILSON
3ª SERIE
312
SARA
1º ANO
101
RENATA
PLANEJAMENTO
10 h 30
ÀS
11 h E 20
2º ANO
203
ANTONIO
3º ANO
303
GENILSON
Atendimento na sala
EDNA
3ª SERIE
313
NILZA
4ª SERIE
411
LUCIA HELENA
PLANEJAMENTO
11 h E 10
Á
11 h E 30
Planej.
dos  projetos
Planej.
dos projetos
Atendimento na sala
ACELERAÇÃO
MARIA JOSÉ
Atendimento na sala
4ª SERIE
411
LUCIA HELENA
Planej.
Dos
 projetos
PLANEJAMENTO



















TARDE
HORÁRIO
SEGUNDA
TERÇA
QUARTA
QUINTA
SEXTA
SÁBADO
14 h
ÀS
14 h E 50
1º ANO 101
DINO
4ª SERIE
411
RUTH
5º ano á 9º ano
5º ano á 9º ano
5º ano á 9º ano
PLANEJAMENTO
15h
ÀS
15h E 50

5º ano á 9º ano
5º ano á 9º ano
5º ano á 9º ano
5º ano á 9º ano
5º ano á 9º ano
PLANEJAMENTO
16 h 20
ÀS
17 h E 10
5º ano á 9º ano
5º ano á 9º ano
5º ano á 9º ano
5º ano á 9º ano
5º ano á 9º ano
PLANEJAMENTO
17 h E 10
Á
17 h E 40
5º ano á 9º ano
5º ano á 9º ano
5º ano á 9º ano
5º ano á 9º ano
5º ano á 9º ano
PLANEJAMENTO


AS TURMAS SERÃO ATENDIDAS EM GRUPOS  ACORDADO COM OS PROFESSORES.

GRUPO A
GRUPO B












RECURSOS FINANCEIROS

HUMANOS:
Corpo Administrativo, Técnico pedagógico, docentes e discentes.
MATERIAL:
Será proveniente de recursos repassados do caixa escolar destinado a compra de material didático e/ou de outros meios estratégicos, parcerias com entidade públicas e privadas do Estado do Amapá, bem como por meio de doações da comunidade escolar e desenvolvimento de projetos com este fim ( venda de roupas usadas, gincanas, padrinhos da sala de leitura e outros).



X - Quadro de materiais
Permanente
Nº de Ordem
Discrição
Quantidade
Existente
Necessária
01
Estante de Aço
02
04
02
Central de Ar
01
02
03
Mesas
01
02
04
Armários
01
02
05
Cadeiras
12
25
06
Mesa do Professor c/ cadeira
--
01
07
Almofadas
--
25
08
Televisor
--
01
09
Vídeo / DVD
--
01
10
Micro – System
--
01
11
Tesoura Grande Inox
01
02
12
13
Dicionário
Flanelógrafo, quadro branco.
15
-
30
01
14
Tesoura sem ponta
-
25
15
Pistola Quente (G e P)
01- p
02 G /02 P
16

Computador completo ou notebook
-
01
17
 Impressora
-
01


Consumo
Nº. de Ordem
Discrição
Quantidade Necessária
01
Livros Infantis Diversificados
1000 + ou -
02
Revistas e Jornais
02 Diários
03
Jogos Educativos e músicas: Quebra-cabeça, Dominós, Varetas, etc.
50 +ou -
04
Cola Quente (G e P)
50 G / 50 P
05
Cola Branca Grande
30
06
Pincel de Pêlo
25
07
Papel A4
05 Remas
08
EVA (Cores Variadas)
50
09
Giz de Cera
50
10
Pincel Atômico 06 Cores
20
11
Pincel Atômico Fino 12 Cores
50
12
Fita Dupla Face
04
13
Fita Durex Transparente
10
14
Borracha Branca
2 caixa
15
Apontador
2 caixa
16
Lápis Preto
2 caixa
17
Álcool
5 vidros
18
TNT (Cores Variadas)
4 metros cada
19
Fita Durex Colorida (A. V.V.  A. B.)
02 cada
20
Caneta Esferográfica (A. P. V.)
1caixa
21
Papel 40 quilos
20 folhas
22
Lápis de Cor
50
23
Cartolinas (de cores variadas)
20
24
Cola de Isopor Pequeno
50
25
Livros de romances
15+ ou -
26
Livros de históricos
15+ ou -
27
Livros de Clássicos
20+ ou -
28
Livros de Poéticos
20+ ou -
29
CDs infantis
20 + ou -

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