Governo do Estado do Amapá
Secretária do Estado da Educação e
Cultura
Escola Estadual Reinaldo M. G. Damasceno.
Projeto
Sala de Leitura Integrada com as salas ambientes
“O Prazer no Ato de Ler”
Elaboradores:
Kelly
Mádga Galvão de Paula (Pedagoga e psicopedagoga)
Maria
Celina N. de Souza (Pedagoga)
Macapá-ap
2012
I
- Identificação
ESCOLA: ESCOLA ESTADUAL REINALDO DAMASCENO
DIRETORA: Leidiane Barroso Moreira.
COORDENAÇÃO PEDAGÓGIA:
ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL:
PÚBLICO ALVO: Alunos do ensino fundamental
PERÍDO DE EXECUÇÃO: Calendário
COORDENAÇÃO DA SALA: Kelly Mágda
Galvão de Paula
Maria
Celina Nobre de Souza
PESPONSÁVÉIS PELA EXECUÇÃO:
Coordenadores da sala de leitura, salas Ambientes e professores do Ensino Fundamental.
INÍCIO: Março á Dezembro 2012. De
segunda á sexta, os sábado encontros pedagógicos.
II
- Apresentação
O
trabalho vem respaldando em suas laudas as instigações que se pretende alcançar
no decorrer do ano de 2012, com alunos do Ensino Fundamental da Escola Estadual
Reinaldo Damasceno em parceria com os ambientes de aprendizagem: SALA DE
LEITURA, LIED, BIBLIOTECA e TV-ESCOLA.
A
leitura nos possibilita conhecer melhor os antepassados que se dedicaram a
escrever algo e nos ajudar a compreender o mundo em que vivemos. Sabe-se
também, que a leitura leva o indivíduo a viajar, sonhar e adquirir cultura,
levando-os a exercer o livre arbítrio com competência e sabedoria visando
sempre o bem coletivo.
Assim, este projeto pretende
proporcionar aos educando da referida escola, descobrir o prazer que
encontramos no ato de ler, utilizando diferentes textos literários, bem como,
auxiliar o professor nas dificuldades dos alunos que ora se apresentam. Realizando
atividades diversificadas como: teatro, dramatização, poesias, paródias, e
outros.
Espera-se
que este projeto venha contribuir com os anseios dos alunos, professores e
interessados que acreditam que: a leitura
e a escrita são fontes de informação indispensável ao desenvolvimento da aprendizagem
de cada alunado.
Nesta
perspectiva, usar-se-á: textos reflexivos, livros, sites, blogs, revistas,
vídeos e outros tudo que possam vir aflorar o interesse do aluno e professores
pelo ato de ler. Assim respaldados nos Parâmetros Curriculares de 1º à 9º ano e
5ª á 8ª série do Ensino Fundamental, Revistas Novos Escola, livros para
didáticos e alguns teóricos, os responsáveis pelo ambiente de aprendizagem “Sala
de Leitura” da referida escola, responsabilizam-se em dá ciência e cumprir o
acordo firmado com o papel de “educar para transformar”.
III
Justificativa
A
nova realidade educacional brasileira exige eficiência em todos os níveis de
ensino. Sabe-se que um dos principais problemas na educação da atualidade é a
dificuldade que os educandos têm de ler e produzir textos. Essa é uma
reclamação constante não só pelos professores da disciplina Língua Portuguesa,
mas de toda a categoria docente. Por esta razão, nós educadores sentimos grande
preocupação com a questão da leitura, e o que queremos como educador é que o
educando se torne um leitor real e criativo, analisador, reflexivo, em fim,
para que ele possa mais tarde, ter uma participação ativa sobre a sociedade que
vive.
Ler,
escrever e interpretar textos é uns dos principais objetivos da língua
portuguesa e esta prática pode acontecer em diferentes ambientes e com
características especificas. A leitura
proficiente tem infinitas possibilidades. Ela começa pelos olhos, mas vai além
deles, pois necessita de um elemento fundamental para a compreensão, que é o
conjunto de conhecimentos prévios relacionados ao assunto do texto lido. Por
isso, a capacidade do ser humano de compreender os textos depende da relação
entre o cérebro e os olhos. Portanto, para conseguirmos atingir o objetivo de
tornar leitores autônomos e produtores de texto, e que saibam comunicar-se com
sucesso, é necessário que lhe sejam dados oportunidades de conhecer os produtos
da comunicação escrita.
A Sala de leitura, por não
constituir-se num componente curricular, não encontra capítulo reservado em
nenhum documento oficial de elaboração de currículos. No entanto, na sala de
leitura são trabalhadas diferentes modalidades de textos veiculados visando
subsidiar o trabalho do regente de turma e de proporcionar ao aluno uma ou
mais possibilidades de leitura do mundo, afinal, segundo Paulo Freire “...
educar é conhecer é um tesouro, é ler o mundo, para poder transformá-lo...”.
|
Este tesouro aumenta à medida que
se transfere sua riqueza do conhecimento para um número maior de professores e
alunos. É preciso torná-lo parte da vida de todos.
A
palavra chave para a formação do leitor hoje, é a liberdade literária e é nela
que o nosso projeto vem pautado, sendo assim, a escola precisa assumir o nosso
papel de formadores e construtores de leitores natos.
Nesta
visão, utilizaremos à linguagem oral, a escrita e leitura em diferentes
modalidades de textos: Os literários, os jornalísticos, os instrumentais, os
epistolares, cartas, os publicitários, e outros.
Espera-se que os seguimentos da escola possam
dar total apoio a este projeto, pois o mesmo, além de gerar oportunidades de
reflexões e ações, em todas as áreas de conhecimentos, visa também resgatar os
valores fundamentais a um convívio social saudável de forma integradora e
participativa.
IV
- Objetivo
Geral:
§
Proporcionar
a participação de todos os envolvidos no projeto, descobrindo a importância do
prazer para a leitura e produção textuais, para serem bons leitores, tornando-os
assim, uma necessidade na sua vida intelectual e emocional, levando-os a
refletir e descobrir o mundo em que vivem.
Específicos:
§
Utilizar
meios para que os alunos compreendam através das “leituras diversificadas e
dialogadas” a importância da oralidade e da escrita nos seus diversos gêneros
textuais, resgatando a importância de cada um.
§
Desenvolver
o gosto pela leitura, à imaginação, o espírito criativo, o prazer de identificarem-se
com pessoas, situações e fatos, podendo analisá-los criticamente.
§
Realizar
semanalmente atividades pedagógicas e de incentivo a leitura;
§
Desenvolver
instrumentos básicos da cultura letrada, que lhe permitam melhor compreender e
atuar no mundo em que vive;
§
Aumentar
a auto-estima, fortalecendo a confiança na capacidade de aprendizagem; lazer e
arte.
§
Valorizar a leitura meio de desenvolvimento
pessoal e sócio ambiental saudável, iniciando pelo espaço escolar;
V
- Área de Abrangência
O
projeto “O Prazer do Ato de Ler” foi elaborado pelos coordenadores da
Sala de Leitura e pretende envolver todos os alunos de 1º a 9º ano e 5ª á 8ª
série do Ensino Fundamental, professores das referidas turmas, salas ambientes
e funcionários.
Os
projetos anexos como: Monteiro Lobato, Dia do Livro, Meio Ambiente, Patrono da
Escola e Datas comemorativas, temas transversais como: DST, AIDS e outros. Poderão
ser desenvolvidos pelos professores de 5ª á 8ª séries,( organizados em
cronogramas).
VI – Estratégias
Execução das atividades
pedagógicas com os alunos e professores:
§
Promover
reuniões com os professores para a conscientização da importância da Leitura e
a sua efetiva participação junto ao sucesso do projeto.
§
Elaborar
o horário de participação de todos os alunos de 1º à 9º ano e 5ª á 8ª série do
Ensino Fundamental.
§
Planejar
junto com os professores possíveis ações que venham aflorar os anseios de
nossos alunos.
§
Articular
parcerias e gincanas que possam contribuir com livros infantis, bíblicos,
jornais, revistas gibis, e outros; etc.
§
Motivação para a leitura (apresentação de
vídeo da TV Escola no laboratório de informática)
§
Pesquisa
bibliográfica sobre o autor e obras, contexto histórico e social,
características da estética literária
§
Leitura
de contos: A cartomante (Machado de Assis), Barca (Artur Azevedo)- disponíveis em formato digital nos programa
educacional Domínio Público.
§
Leitura
do poema: Canção do Exílio (Gonçalves Dias) - disponível em formato digital no
programa educacional Domínio Público.
§
Confecção de Slides de apresentação;
§
Confecção de jogo literário (tomando como
modelo jogos de perguntas e respostas já existentes);
§
Confecção
de folder de divulgação para exposição durante evento da escola (como a Plantão
Pedagógico, por exemplo)
§
Organização de uma revista Literária (com
todos os autores estudados).
§
Apresentação
do vídeo disponível no programa LINUX Educacional (/home/Conteúdo MEC/DVD escola/dvd13/O
Que Acontece Quando Lemos/O Que Acontece Quando Lemos. WMV);
§
Aula
expositiva de Literaturas infantis, escrita de texto;
§
Elaboração
da coleta de dados bibliográficos a respeito da biografia e características de
autores e outras pesquisas literárias e cronologia das obras utilizando a
Biblioteca da escola;
§
Busca
de curiosidades sobre os temas de cada pesquisa em outras fontes, tais como:
folhetos comemorativos, internet, Blogs, etc., a critério de cada grupo;
§
Apresentação
dos resultados em sala de aula (TV escola ou LIED) utilizando o datashow.
§
Confecção
de jogos educativos e livros literários: cada grupo deve produzir jogos e
livros baseado em um modelo de jogo de perguntas e respostas pré-existente,
evidenciando o assunto estudado pelos grupos. (Sugestões: Trilha, Ludo, Show do
Milhão, dominós, Bingos, Amarelinha, histórias criadas ou reproduzidas,etc...);
§
Produção
de materiais para a fixação do conhecimento e divulgação de projeto;
§
Os
grupos devem produzir, por escrito, as regras do jogo;
§
Apresentação
do jogo para as demais equipes (essa atividade vai servir para testar a
aplicabilidade do jogo e clareza das regras e adequação das mesmas, se
necessário) . Pode-se fazer uma espécie de disputa entre as equipes;
§
Confecção de “folder” de divulgação para
exposição durante evento da escola (como Projetos e mini-projetos ou Evento
Literário organizado pela própria turma, por exemplo). Cada grupo produz um
folheto de divulgação, que deve ser digitado no editor de textos BrOffice.org. Write
do LINUX Educacional. Depois da etapa de produção do “folder”, os trabalhos
serão encaminhados à direção da escola para a seleção do que vai ser utilizado
na divulgação dos projetos;
§
Organização de uma revista Literária ou
livrinhos – Edição com todos os autores (os próprios alunos). Nessa atividade,
todo o material coletado e produzido por todas as equipes deve ser organizado
em forma de revista impressa e eletrônica. A impressa deve ser encaminhada à
biblioteca da escola e a eletrônica (em formato pdf) deve ser disponibilizada
no Blog da Escola (ou da turma, se houver possibilidade de criar um). Para esta
etapa, a turma deve ser reorganizada em grupos de forma a funcionar como uma
editora, cabendo a cada grupo, uma tarefa;
§
A culminância dos projetos será feita em
evento da escola que motive a visitação da comunidade escolar (como a
Pedagógica ou outro promovido pela própria turma), com a apresentação de todas
as produções das turmas;
§
Entende-se
que p ato de ler resulta no ato de escrever, de criar. Neste sentido, durante
toda a execução do projeto, serão produzidos textos, histórias em quadrinhos,
livros, peças teatrais, dentre outras produções literárias, que serão
apresentadas e expostas durante o ano letivo e em eventos realizados pela
Escola no final do ano ou no decorrer do ano letivo;
§
Organizar
junto aos professores de 5ª á 8ª série, projetos anexos a serem desenvolvidos
no ambientes; e consequentemente montar
o cronograma com os mesmos.
VII
- Metas
- Fortalecer a estruturação e a execução do projeto.
- Responsabilizar-se pelo bom funcionamento das atividades diversificadas.
- Garantir à prática de diferentes leituras, construindo estratégias de ensino contextualizadas que venham estimular o gosto pela leitura, a expressão criadora e a criatividade do aluno.
- Acompanhar e avaliar o processo ensino aprendizagem durante a execução do projeto.
- Inclusão do Plano de Ação 2012 da Biblioteca Ambulante no Projeto Político Pedagógico da Escola e no PDE;
- Atenuar o índice de dificuldades encontradas por alguns alunos, nas produções textuais e na escrita.
- Aumentar o índice de freqüência dos alunos e professores na sala de leitura.
- Levar para sala textos diversificados: jornais, revistas, gibis e outros jogos educativos, encaixes.
- Abrir os cantinhos: da leitura, teatro, jogos, dramatização.
- Levar os alunos a pesquisar, dramatizar cenas do cotidiano escolar e familiar.
- Registro de relatórios, envolvendo ações do professor, alunos e outros.
- Atender 100% os alunos com dificuldades em leitura, oralidade, conhecimento linguístico, produção de textos, afetividade, e outros.
- Alcançar os alunos de 5ª á 8ª séries que apresentam dificuldades em produção de textos, afetividades, companheirismo e outros...
METODOLOGIA
O Projeto “O Prazer no ato de Ler”
respeitará o cronograma organizado pelos coordenadores evolvendo atividades diversificadas de forma
que o aluno possa sentir-se contente ao adentrar o ambiente sala de leitura.
Os Coordenadores da Sala de Leitura
desenvolverá as seguintes atividades:
- Catalogar o acervo Bibliográfico;
- Organizar o espaço conforme a
demanda que irá freqüentar os mesmo, discentes e docentes;
- Divulgar o trabalho a ser realizado
no espaço da sala de leitura;
- Informa-se com o corpo docente dos
temas referentes a projetos pedagógicos que possam ser ampliados na sala de leitura;
- Organizar e manter a sala de leitura
conforme a data comemorativa;
- Elaborar e realizar projetos
vinculados a temas de estudo pelos discentes na sala de leitura;
- A cada final de bimestre promover e
realizar uma atividade em forma de destaque do trabalho realizado na sala de
leitura;
- Dinamizar o processo educativo para
a contribuição da formação de hábitos de leitura e da descoberta pelo saber
através do contato com os diferentes instrumentos literários;
- Avaliar as atividades realizadas e
organizadas no espaço da sala de leitura disponibilizando de registros á
Coordenação Pedagógica;
- Socializar previamente junto a
Coordenação Pedagógica as atividades que serão realizadas no espaço da sala de
leitura.
PASSOS
BÁSICA DA AULA DE LEITURA
1 – Rotina
Que atividades necessárias para o
desenvolvimento efetivo de todo o projeto como:
ü
Catalogação;
ü
Agendamento;
ü
Locação;
ü
Ampliação
do acervo (projetos ex: vendas de roupas usadas, gincanas, padrinho da sala de
leitura (livros e almofadas); etc.
ü
Efetuar levantamento e análises de dados
relacionados aos temas e tipos de leitura de maior interesse dos alunos, junto
á coordenação e professores, a fim de aprimorar a cada planejamento as atividades.
PREPARAÇÃO
PARA A LEITURA
2
– Desenvolvimento das atividades de
leitura efetivamente:
As
atividades de enriquecimento têm como objeto complementar e enriquecer as aulas
de leitura através da interdisciplinaridade.
Essas atividades podem ser:
§
Oficinas
enriquecimento e diversificadas (confecção de fantoches, trajes das
personagens, máscaras, dobraduras, pinturas, brinquedos cantados, e outros);
§
Inclui
a incentivarão e a apresentação de palavras ou expressões novas ou difíceis do
texto;
§
Exposições;
Músicas; Dança; Dramatizações;
§
Exibição
de vídeos; Projeção de Slides; Seções de filmes;
§
Dinâmicas
de grupo;
§
Atividades
relacionadas á Leitura oral e escrita dirigidas de notícias atuais de jornais,
revistas, dicionários, Contação de história; poesias e outros;
II
– LEITURA SILENCIOSA DIRIGIDA
A leitura silenciosa do texto lido
pelo aluno tem por objetivo a interpretação. Os alunos lêem silenciosamente o
trecho e ter sempre comentários a respeito. As perguntas para a direção da
leitura estão relacionadas com as habilidades de compreensão, tais como:
§
Descobrir
a idéia principal;
§
Identificar
os personagens principais;
§
Observar
a seqüência dos fatos;
§
Identificar
a reação dos personagens;
§
Tirar
conclusões e opiniões próprias;
§
Avaliar
o conteúdo lido;
III
– LEITURA ORAL
A leitura oral, além de desenvolver as
habilidades de compreensão tem por objetos próprios oferecer ao professor
oportunidade para verificar se o aluno:
- Ler em unidade de pensamento;
- Observa a pontuação;
- Articula corretamente as palavras;
- Expressar-se em ritmo e espontaneidade e criatividades; e outros.
IV
– ATIVIDADE RELACIONADAS À LEITURA
Essas atividades desenvolvem
habilidades de leitura principalmente, das de analise e interpretação do
sentido das palavras e das diferentes habilidades e capacidades de compreensão
e de estudo.
Elas podem ser:
·
Exercícios;
·
Composição;
·
Redação;
·
Mostra
de talentos;...
No
decorrer da execução deste plano, em sala de aula, torna-se necessário a
participação do professor da turma no encaminhamento das atividades.
VIII
– Ações
§
Discussão
e elaboração do projeto para posteriores apresentações à comunidade.
§
Elaborar
e organizar o plano de atividade juntamente com os respectivos horários a serem
utilizados na Sala de Leitura.
§
Pesquisar
livros, revistas, lendas, Jornais, Blogs, Sites, jogos, para enriquecimento do
trabalho.
§
Colocar
em pratica dramatização, peças teatrais, fantoches e outros.
§
Realizar
atividades diversificadas como: datas comemorativas, aniversários da escola,
dia do estudante, dia do livro, Patrono, páscoa e outros.
§
Envolver
todos os alunos em exploração de trabalhos ((mostra de talentos) no final das
atividades;
§
Envolver
todos os ambientes de aprendizagens como: LIED,TV ESCOLA, BIBLIOTECA e SALA DE
LEITURA.
IX
– Cronograma
GOVERNO
DO ESTADO DO AMAPÁ
SECRETARIA
DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
ESCOLA
ESTADUAL REINALDO MAURICIO GOLBERT DAMASCENO
LABORATÓRIO
DE INFORMÁTICA EDUCATIVA – LIED E SALA DE LEITURA
CRONOGRAMA
DE ATENDIMENTO – 2012
Manhã
HORÁRIO
|
SEGUNDA
|
TERÇA
|
QUARTA
|
QUINTA
|
SEXTA
|
SÁBADO
|
8h
ÀS
8h E 50
|
2º ANO
201
MARIZA
|
3º ANO
301
EDNA
|
Atendimento na sala
3º ANO
302
JORGE
|
3ª SERIE
311
EDIELZE
|
ACELERAÇÃO
MARIA
JOSÉ
|
PLANEJAMENTO
|
9h
ÀS
9h E 50
|
2º ANO
202
JACINTA
|
3º ANO
302
JORGE
|
Atendimento na sala
3ª SERIE
313
NILZA
|
3ª SERIE
312
SARA
|
1º ANO
101
RENATA
|
PLANEJAMENTO
|
10 h 20
ÀS
11 h E 10
|
2º ANO
203
ANTONIO
|
3º ANO
303
GENILSON
|
Atendimento na sala
3ª SERIE
312
SARA
|
3ª SERIE
313
NILZA
|
4ª SERIE
411
LUCIA
HELENA
|
PLANEJAMENTO
|
Á
11 h E 40
|
Atendimento na sala
1º ANO 101
RENATA
|
Atendimento na sala
2º ANO
202
JACINTA
|
Atendimento na sala
3ª SERIE
311
EDIELZE
|
Atendimento na sala
2º ANO
203
ANTONIO
|
Atendimento na
Sala
2º ANO
201
MARIZA
|
PLANEJAMENTO
|
2ª
semana - rodízio Manhã
HORÁRIO
|
SEGUNDA
|
TERÇA
|
QUARTA
|
QUINTA
|
SEXTA
|
SÁBADO
|
8h
ÀS
8h E 50
|
2º ANO
201
MARIZA
|
3º ANO
301
EDNA
|
Atendimento na sala
ANTONIO
|
3ª SERIE
311
EDIELZE
|
ACELERAÇÃO
MARIA
JOSÉ
|
PLANEJAMENTO
|
9h
ÀS
9h E 50
|
2º ANO
202
JACINTA
|
3º ANO
302
JORGE
|
Atendimento na sala
GENILSON
|
3ª SERIE
312
SARA
|
1º ANO
101
RENATA
|
PLANEJAMENTO
|
10 h 30
ÀS
11 h E 20
|
2º ANO
203
ANTONIO
|
3º ANO
303
GENILSON
|
Atendimento na sala
EDNA
|
3ª SERIE
313
NILZA
|
4ª SERIE
411
LUCIA
HELENA
|
PLANEJAMENTO
|
11 h E 10
Á
11 h E 30
|
Planej.
dos projetos
|
Planej.
dos
projetos
|
Atendimento na sala
ACELERAÇÃO
MARIA
JOSÉ
|
Atendimento na sala
4ª SERIE
411
LUCIA
HELENA
|
Planej.
Dos
projetos
|
PLANEJAMENTO
|
TARDE
HORÁRIO
|
SEGUNDA
|
TERÇA
|
QUARTA
|
QUINTA
|
SEXTA
|
SÁBADO
|
14 h
ÀS
14 h E 50
|
1º ANO 101
DINO
|
4ª SERIE
411
RUTH
|
5º ano á 9º ano
|
5º ano á 9º ano
|
5º ano á 9º ano
|
PLANEJAMENTO
|
15h
ÀS
15h E 50
|
5º ano á 9º ano
|
5º ano á 9º ano
|
5º ano á 9º ano
|
5º ano á 9º ano
|
5º ano á 9º ano
|
PLANEJAMENTO
|
16
h 20
ÀS
17
h E 10
|
5º
ano á 9º ano
|
5º
ano á 9º ano
|
5º
ano á 9º ano
|
5º
ano á 9º ano
|
5º
ano á 9º ano
|
PLANEJAMENTO
|
17
h E 10
Á
17
h E 40
|
5º
ano á 9º ano
|
5º
ano á 9º ano
|
5º ano á 9º ano
|
5º
ano á 9º ano
|
5º
ano á 9º ano
|
PLANEJAMENTO
|
AS TURMAS SERÃO ATENDIDAS EM
GRUPOS ACORDADO COM OS PROFESSORES.
GRUPO A
GRUPO B |
RECURSOS
FINANCEIROS
HUMANOS:
Corpo Administrativo, Técnico
pedagógico, docentes e discentes.
MATERIAL:
Será proveniente de recursos
repassados do caixa escolar destinado a compra de material didático e/ou de
outros meios estratégicos, parcerias com entidade públicas e privadas do Estado
do Amapá, bem como por meio de doações da comunidade escolar e desenvolvimento
de projetos com este fim ( venda de roupas usadas, gincanas, padrinhos da sala
de leitura e outros).
X
- Quadro de materiais
Permanente
|
|||
Nº
de Ordem
|
Discrição
|
Quantidade
|
|
Existente
|
Necessária
|
||
01
|
Estante
de Aço
|
02
|
04
|
02
|
Central
de Ar
|
01
|
02
|
03
|
Mesas
|
01
|
02
|
04
|
Armários
|
01
|
02
|
05
|
Cadeiras
|
12
|
25
|
06
|
Mesa
do Professor c/ cadeira
|
--
|
01
|
07
|
Almofadas
|
--
|
25
|
08
|
Televisor
|
--
|
01
|
09
|
Vídeo
/ DVD
|
--
|
01
|
10
|
Micro
– System
|
--
|
01
|
11
|
Tesoura
Grande Inox
|
01
|
02
|
12
13
|
Dicionário
Flanelógrafo,
quadro branco.
|
15
-
|
30
01
|
14
|
Tesoura
sem ponta
|
-
|
25
|
15
|
Pistola
Quente (G e P)
|
01- p
|
02 G /02 P
|
16
|
Computador
completo ou notebook
|
-
|
01
|
17
|
Impressora
|
-
|
01
|
Consumo
|
||
Nº.
de Ordem
|
Discrição
|
Quantidade
Necessária
|
01
|
Livros
Infantis Diversificados
|
1000 + ou -
|
02
|
Revistas
e Jornais
|
02 Diários
|
03
|
Jogos
Educativos e músicas: Quebra-cabeça, Dominós, Varetas, etc.
|
50 +ou -
|
04
|
Cola
Quente (G e P)
|
50
G / 50 P
|
05
|
Cola
Branca Grande
|
30
|
06
|
Pincel
de Pêlo
|
25
|
07
|
Papel
A4
|
05 Remas
|
08
|
EVA
(Cores Variadas)
|
50
|
09
|
Giz
de Cera
|
50
|
10
|
Pincel
Atômico 06 Cores
|
20
|
11
|
Pincel
Atômico Fino 12 Cores
|
50
|
12
|
Fita
Dupla Face
|
04
|
13
|
Fita
Durex Transparente
|
10
|
14
|
Borracha
Branca
|
2 caixa
|
15
|
Apontador
|
2 caixa
|
16
|
Lápis
Preto
|
2 caixa
|
17
|
Álcool
|
5 vidros
|
18
|
TNT
(Cores Variadas)
|
4 metros cada
|
19
|
Fita
Durex Colorida (A. V.V. A. B.)
|
02 cada
|
20
|
Caneta
Esferográfica (A. P. V.)
|
1caixa
|
21
|
Papel
40 quilos
|
20 folhas
|
22
|
Lápis
de Cor
|
50
|
23
|
Cartolinas
(de cores variadas)
|
20
|
24
|
Cola
de Isopor Pequeno
|
50
|
25
|
Livros
de romances
|
15+ ou -
|
26
|
Livros
de históricos
|
15+ ou -
|
27
|
Livros
de Clássicos
|
20+ ou -
|
28
|
Livros
de Poéticos
|
20+ ou -
|
29
|
CDs
infantis
|
20 + ou -
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário