Pesquisar este blog

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

ATIVIDADE-1.9- Práticas Pedagógicas do professor

Práticas Pedagógicas do Professor

            1 ) Como o professor pode desenvolver uma prática pedagógica integrada que contemple os conteúdos curriculares,as competências,as habilidades e as diferentes tecnologias disponíveis na escola?

       R= Bom, Na sociedade da informação aprende-se a reaprender, a conhecer, a comunicar-nos, a ensinar, á interagir, a integrar o humano e o tecnológico; a integrar o individual, o grupal e o social. Uma mudança qualitativa nos processos de ensino e de aprendizagem acontece quando há o alcance da integração dentro de uma visão inovadora do uso das tecnologias: as telemáticas, as audiovisuais, as textuais, as orais, musicais, lúdicas e corporais, o computador, a Internet. E, para cada um desses meios, tem-se uma maneira benéfica de explorá-los, e o contexto educativo não se exclui dessa realidade.

             Assim, mistrar aulas será desenvolvida  no sentido de que as novas tecnologias sejam vistas como mais uma ferramenta de auxílio ao processo de educação, como dinamizadoras do processo de ensino e como instigadoras para a melhoria da aprendizagem.

            A capacidade e habilidades de aprendizado e de assimilação poderá ser bastante elevada e estimulada, a partir de exemplos concretos, mas virtuais; as novas tecnologias serão o palco de intercâmbio entre escolas (alunos e professores) de todo o mundo. E, finalmente a escola será o berço da sociabilidade humana através do contato com:esporte, arte, teatro:etc; onde várias atividades educativas serão desenvolvidas.Uma das formas mais interessantes de trabalhar hoje colaborativamente é criar uma página dos alunos, como um espaço virtual de referência, onde se constrói e se coloca o que acontece de mais importante no curso, os textos, os endereços, as análises, as pesquisas.

            A internet em especial, favorece a construção cooperativa e colaborativa, o trabalho conjunto entre professores e alunos, próximos física ou virtualmente. Poderá haver a participação de uma pesquisa em tempo real, de um projeto entre vários grupos, de uma investigação sobre um problema de atualidade. E, a família também não se exclui desse processo.

            2)Como o professor pode criar uma situação de aprendizagem com o uso de tecnologias,que seja significativa para o aluno?

            R= Ensinar com as novas mídias será uma revolução, se mudarmos simultaneamente os paradigmas convencionais do ensino, que mantêm distantes professores e alunos. Caso contrário conseguiremos dar um verniz de modernidade, sem mexer no essencial. A Internet é um novo meio de comunicação, ainda incipiente, mas que pode ajudar-nos a rever, a ampliar e a modificar muitas das formas atuais de ensinar e de aprender.

            Por exemplo como: motivação do conteúdo de ensino, como ponto de partida mais dinâmicas e interessantes diante de um novo assunto a ser estudado. Podem as novas tecnologias da informação apresentar o próprio conteúdo de ensino (cursos organizados em vídeoaula,seminários,audiconferências,foruns, apresentações de multimídias,e-mail,blogs;e outros), bem como ser, eles próprios, objeto de análise, de conhecimento (estudo crítico da televisão, do cinema, do rádio, dos jornais e das revistas). A escola pode combinar as produções escritas convencionais com as novas produções audiovisuais, principalmente em vídeo, que capacitam o aluno a se expressar de forma mais viva e completa.

            O processo ideal consiste em ter uma política ampla e efetiva de colocar a questão da comunicação como algo importante dentro da escola. A melhor maneira de desenvolver esta prática é utilizando as novas tecnologias para dinamizar as aulas, educando os alunos para uma compreensão mais ampla dos meios e da comunicação, ajudando-os a integrar as linguagens convencionais e audiovisuais.

             Educar é, pois, colaborar para que professores e alunos - nas escolas e organizações - transformem suas vidas em processos permanentes de aprendizagem. É ajudar os alunos na construção da sua identidade, do seu caminho pessoal e profissional do seu projeto de vida, no desenvolvimento das capacidades e habilidades de compreensão, emoção e comunicação que lhes permitam encontrar seus espaços pessoais, sociais e profissionais e tornarem-se cidadãos realizados e produtivos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário