SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
Núcleo de Tecnologia Educacional – NTE - Marco Zero
Tecnologias na Educação: Ensinando e
Aprendendo com as TIC
CURSO: 100 HORAS. 100h - UNIDADE I
Profa.:
Rosilma Lobato Pinheiro
Professor (a) Cursista:
Kelly Mágda Galvão de Paula
MACAPÁ-AP, 17 de novembro de
2011. (Quinta)
ESCOLA ESTADUAL REINALDO DAMASCENO.
CURSISTA: KELLY MÁGDA.
SÉRIE: 1º ANO.
DURAÇÃO DA AULA: 03 /AULAS.
DURAÇÃO DA AULA: 03 /AULAS.
ATIVIDADE 3 – UNIDADE III – PROJETOS DE TRABALHO EM SALA DE AULA COM INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS AO CURRICULO.
CURSO: TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TICs.
PLANO DE AULA
OBJETIVO GERAL:
ü
Conceituar a adição a partir da idéia de reunir
quantidades;
ü
Identificar e aplicar o sinal da adição;
ü
Efetuar adição de duas parcelas, com total até 19.
ü
Usar a adição para representar um número ou
elemento de diferentes maneiras;
ü
Interpretar e resolver situações problemas mediante
ilustrações e matérias diversificados.
Metodologias:
ü
1º Passo: Aula
dialoga sobre os conhecimentos prévios das crianças sobre a adição ou como
juntar, agrupar e acrescentar unidades com diferentes tipos de materiais em
situações cotidianas.
ü
2º Passo: Na sala de aula e como o auxílio do quadro
branco explorar situações em que os alunos possam construir o conceito de
adição realizando experiências com matérias variadas.
ü 3º Passo: Com canudinhos, palitos
de fósforos e palitos de picolé desenvolver atividades em que as ações de
reunir ou de juntar sejam representadas por situações que levem á escrita
matemática.
ü 4º Passo: Criar
situações-problemas a partir de brincadeiras, jogos e desafios (Sala do LIED),
nos quais a crianças podem fazer conjeturas, estimar resultados, criar
estratégias e caminhos alternativos.
Recursos:
Sucatas (palito de picolé, caixa de fósforo, canudinhos..) lápis de
escrever,cadernos ,quadro branco;Notebook, Computadores, internet do LIED e
sites de jogos,brincadeiras, desafios e informações sobre adição.
Avaliação:
Será avaliado o interesse, a participação na execução discussão e no
acesso as brincadeiras, jogos e desafios e informações via internet.
Sites espercializados:
http://www.monica.com.br/index.htm-jogos
e brincadeiras com os personagens das histórias em quadrinhos de Maurício de
Sousa.
http://www.tvcultura.com.br/aloescola/infantins/brincarebom/cartum-morettini.htm-site
dos jogos infantis da TV Cultura.
http://www.netkids.com.br/-site
voltado para educação e tecnologia, com algumas Webquests desenvolvidas por
escolas públicas e particulares.
http://www.meleca.com.br/-jogos,
desenhos para colorir, atividades e informações.Os jogos podem ser “baixados”.
http://www.iguinho.com.br-O
site oferece muitas opções de jogos, quadras para pintar,lego virtual,cartões,
quadrinhas e desenhos animadas, além de diversas outras atividades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário