Pesquisar este blog

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Unidade III- Plano de aula

 GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
          Núcleo de Tecnologia Educacional – NTE - Marco Zero

Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC

CURSO: 100 HORAS. 100h - UNIDADE I

Profa.: Rosilma Lobato Pinheiro

Professor (a) Cursista: Kelly Mágda Galvão de Paula

MACAPÁ-AP, 17 de novembro de 2011. (Quinta)




ESCOLA ESTADUAL REINALDO DAMASCENO.

CURSISTA: KELLY MÁGDA.

SÉRIE: 1º ANO.
DURAÇÃO DA AULA:  03 /AULAS.


ATIVIDADE 3 – UNIDADE III – PROJETOS DE TRABALHO EM SALA DE AULA COM INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS AO CURRICULO.
CURSO: TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TICs.

PLANO DE AULA


OBJETIVO GERAL:

ü  Conceituar a adição a partir da idéia de reunir quantidades;

ü  Identificar e aplicar o sinal da adição;

ü  Efetuar adição de duas parcelas, com total até 19.

ü  Usar a adição para representar um número ou elemento de diferentes maneiras;

ü  Interpretar e resolver situações problemas mediante ilustrações e matérias diversificados.  

Metodologias:

ü  1º Passo: Aula dialoga sobre os conhecimentos prévios das crianças sobre a adição ou como juntar, agrupar e acrescentar unidades com diferentes tipos de materiais em situações cotidianas.

ü  2º Passo: Na sala de aula e como o auxílio do quadro branco explorar situações em que os alunos possam construir o conceito de adição realizando experiências com matérias variadas.

ü  3º Passo: Com canudinhos, palitos de fósforos e palitos de picolé desenvolver atividades em que as ações de reunir ou de juntar sejam representadas por situações que levem á escrita matemática.

ü  4º Passo: Criar situações-problemas a partir de brincadeiras, jogos e desafios (Sala do LIED), nos quais a crianças podem fazer conjeturas, estimar resultados, criar estratégias e caminhos alternativos. 

Recursos:
Sucatas (palito de picolé, caixa de fósforo, canudinhos..) lápis de escrever,cadernos ,quadro branco;Notebook, Computadores, internet do LIED e sites de jogos,brincadeiras, desafios e informações sobre adição.

Avaliação:
Será avaliado o interesse, a participação na execução discussão e no acesso as brincadeiras, jogos e desafios e informações via internet.


Sites espercializados:

http://www.monica.com.br/index.htm-jogos e brincadeiras com os personagens das histórias em quadrinhos de Maurício de Sousa.


http://www.netkids.com.br/-site voltado para educação e tecnologia, com algumas Webquests desenvolvidas por escolas públicas e particulares.

http://www.meleca.com.br/-jogos, desenhos para colorir, atividades e informações.Os jogos podem ser “baixados”.

http://www.iguinho.com.br-O site oferece muitas opções de jogos, quadras para pintar,lego virtual,cartões, quadrinhas e desenhos animadas, além de diversas outras atividades.






Nenhum comentário:

Postar um comentário