Pesquisar este blog

quarta-feira, 11 de abril de 2012

QUE PROJETO LEGAL, É ESSE?


GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
SECRETARIA DE ESTADO D EDUCAÇÃO
ESCOLA ESTADUAL REINALDO DAMASCENO










PROJETO
 “O MUNDO ENCANTADO DE MONTEIRO LOBATO”









                                                                    “Assim como é de cedo que torce o pepino,
                                                                       Também é trabalhando a criança que se
                                                                                   Consegue boa safra de “adultos”.
                                                                                                       Monteiro lobato




Macapá-ap
2012








Projeto: “O MUNDO ENCANTADO DE MONTEIRO LOBATO”
Tema: “Dia 18 de abril dia do livro e a Biografia de Monteiro Lobato”.
Público Alvo: Professores, funcionários, equipe gestora e os Alunos do Ensino Fundamental da Escola Estadual Reinaldo Damasceno.
Elaboração: Março de 2012.
Execução: 18, 19, 20 de abril de 2012.
Organizadores: Arlete (TV Escola)
                            Celina Nobre (sala de leitura)
                             Graciete (Biblioteca)
                             Izabel (LIED)
                             Kelly Mágda (sala de leitura)
                             Lucidéia Aragão (TV Escola)
                             Marilúcia (Biblioteca)
                             Nanci Castelo (LIED)
Colaboradores:
Direção: Leidiane Barroso Moreira.
Supervisão: MARILENE CORREA FERREIRA (Pedagoga da manhã).
Orientação: MARINEZ CONDE MARTINS (Diretora adjunta).
Professores do 1º ao 5º ano.
Professores do LIED (Izabel e Nanci);
Professores da SALA DE LEITURA (Kelly e Celina);
Professores da BIBLIOTECA (Graciete e Marilúcia); 
Professores da TV Escola (Lucidéia e Arlete).
Ensino Especial
Pessoal de Apoio
Merendeiras
Serventes


Introdução

Monteiro Lobato foi, verdadeiramente, um dos grandes homens da história desse país. Grande escritor, celebrado por várias gerações de crianças por seu espetacular trabalho “O Sítio do Pica-pau Amarelo”, Monteiro Lobato foi também um empreendedor. Além disso, através de todas as suas produções e realizações queria por que queria fazer com que o Brasil pudesse crescer desenvolver-se, ocupar um lugar de destaque mundial dos países. Originário do interior de São Paulo, mais especificamente da cidade de Taubaté o escritor fez um pouco de tudo em sua vida. O que mais permanece na memória coletiva nacional é a sua forte ligação com as crianças. Proximidade e carinho conseguidos com o apoio da Narizinho, da Emília, do Visconde, do Pedrinho e dos demais personagens do Sítio. Em suas obras dedicadas ás crianças, Lobato conseguiu verdadeiras façanhas como contar a história do mundo tornando-a divertida e atraente para os pequenos ou, ainda, falar de temas adultos e sérios de forma descontraída, como a questão do petróleo.

Justificativa
Conhecer a obra de Monteiro Lobato deveria ser atividade básica programada por todas as escolas de nosso país. Conhecer o Sítio e seus personagens, desbravando as páginas escritas pelo Monteiro Lobato, é muito mais que um dever escolar, é um grande prazer e contribuição essencial para o nosso próprio sentimento. Lobato significa literatura de muita qualidade e história. Não ler suas obras significa abrir mão de livros que simbolizam nossa própria identidade. O sitio do Pica-pau amarelo foi uma maneira que nós, professoras do Pré II, encontramos para apresentar aos alunos esse maravilhoso escritor, desenvolvendo nos alunos a paixão pela leitura.

Problemática
Nossos alunos gostam muito de historias e desenhos. Por isso resolvemos trabalhar, no mês do aniversario de Monteiro Lobato, as duas coisas: historias e desenhos. O desenho do Sitio do Pica-pau amarelo é um recurso que pretendemos usar para estimular ainda mais esse gosto das crianças Suas historias afloram ainda mais a criatividade das crianças.

Descrição da Ação
O Projeto será desenvolvido com os alunos e educadores do ensino Fundamental, professores da sala de leitura, Biblioteca, TV Escola, LIED. Ensino Especial e outros, tendo as seguintes propostas:
ü  As atividades serão totalmente interativas fazendo com que os educadores ás vivenciem e posteriormente possam desenvolver com os educandos em sala de aula;
ü  Descobrir e mostrar aos presentes a importância que tem a leitura nas artes como: dramatização, gincana, teatro, músicas, parodia, e outros na vida de uma criança.
ü  Incentivar a criança. A espontaneidade, a competição saudável dos envolvidos nesta ação.
Histórico:
O Projeto vem respaldando em suas laudas as instigações que se pretende alcançar no decorrer do ano de 2012, com alunos do Ensino Fundamental da Escola Estadual Reinaldo Damasceno trabalhando em parceria com os ambientes de aprendizagem Sala de Leitura, LIED, Biblioteca e TV Escola.
Assim respaldados nos Parâmetros Curriculares de 1ª à 4ª série do Ensino Fundamental, Revistas Novos Escola, livros para didáticos e alguns teóricos, os responsáveis pelo ambiente de aprendizagem “Sala de Leitura” da referida escola, responsabilizam-se em dá ciência e cumprir o acordo firmado com o papel de “educar para transformar”. Propondo em transformar o livro “objeto” em um “livro participativo” das ações do leitor e assim, despertando o seu interesse, oferecendo aos alunos um ambiente lúdico, onde a fantasia e a criatividade possam ser ferramentas de ensino de aprendizagem.

Objetivo Geral:
§  Mobilizar e valorizar a instituição escolar da importância que tem de se trabalhar o lúdico na formação do alunado, visando o seu aprendizado de forma participativa e interativa.

Objetivos Específicos:
·         Articular e colocar em ação valores, conhecimentos, socialização, cooperação e habilidades para um bom desenvolvimento na leitura;
·         Oferecer aos alunos um ambiente lúdico, saudável e criativo de forma que os mesmos venham contribuir para o seu ensino e aprendizagem.
·         Proporcionar a participação da clientela escolar a descobrir o prazer pela leitura e desenvolver a criatividade, interpretação e a produção de textos, o professor desenvolvera habilidades de como se trabalhar em grupo buscando selecionar textos de acordo com suas necessidades e interesses.
·         Descobrir o prazer pela leitura e desenvolver a criatividade, interpretação e a produção de textos, o professor desenvolvera habilidades de como se trabalhar em grupo buscando selecionar textos de acordo com suas necessidades e interesses.
·         Conhecer a Biografia de um dos mestres da literatura infantil de “Monteiro Lobato”;
·         Demonstrar o valor da história infantil como forma inesgotável de conhecimento, prazer e emoção;
·         Estimular a competição saudável com perguntas e respostas relacionadas com a biografia de “Monteiro Lobato e sobre o dia do Livro”.


Execução:
O projeto será executado da seguinte forma: Discussão e elaboração do projeto para posteriores apresentações à comunidade, organizar o plano de atividade juntamente com os respectivos horários a serem utilizados na Sala de Leitura e construir textos diversificados, painéis, murais, revistas, jogos, teatros de fantoche etc.
 
Resultados Esperados:
ü  Melhoria das atividades desenvolvidas em sala de aula com relação á leitura e a escrita dos alunos;
ü  Valorização da literatura infantil;
ü  Aumento da circulação, utilização, empréstimo de livros na Sala de Leitura e Biblioteca;
ü  Qualidade na produção de textos em todos os ambientes de aprendizagem da escola.
Estratégias:
v  Reunir, discutir, elaborar e executar com os seguimentos que fazem partes do projeto;
v  Montar pequeno diálogo relacionado com o Dia do livro infantil (Personagens do Sítio do Pica-pau Amarelo);
v  Conhecer a Biografia de “Monteiro Lobato”;
v  Contação de histórias infantis;
v  Apresentação dos principais personagens e suas características (Mascotes).
v  Produções de mini-histórias infantis;
v  Projeção de desenhos e filmes sobre o “Sítio do Pica-pau Amarelo”;
v  Projeção de Slide “Monteiro lobato”;
v  Criação de textos poéticos e paródias sobre “O Dia do livro e o Monteiro Lobato”;
v  Produções de livros, cartazes, dobraduras, desenhos, Quebra-cabeça; máscaras, Músicas, marcadores de textos em grupos e individuais;
v  Brincadeiras teatrais e gincana literária e educativa;
v  Dramatização e encenação da peça teatral do Monteiro Lobato – “Emília no país da gramática”; gincana e encerramento;
v  Confecção de livro gigante pelas turmas que estão participados da gincana;
v  Visita as dependência da escola: LIED, TV Escola, Sala de Leitura, Biblioteca, Ensino Especial;

       Avaliação:
·         Acontecerá no decorrer das atividades desenvolvidas nestes ambientes de aprendizagem                                                              observando a criatividade, receptividade, espontaneidade, posteriormente em sala de aula com a participação dos alunos e professores das respectivas turmas, séries ou anos em continuidades as atividades pedagogias e curriculares;
·         Programação em anexo ao site: WWW.escolareinldodamasceno.com.br.

“O certo em literatura é    escrever com o mínimo possível de literatura. (...) a mim me salvaram as crianças. De tanto escrever para elas, simplifiquei-me“.  
Monteiro Lobato.

Observações:
MANHÃ
DIA: 18/04/2012 (QUARTA-FEIRA) – Quadra da escola.
8h – Abertura da Programação – Professora - Nanci (Mestre de Cerimônia).
·         Fala da Diretora – Leidiane Moreira.
·         Hino Nacional e Hino do Amapá (Banda Marcial da Polícia Militar).
·         Apresentação da Biografia de “Monteiro Lobato” com os alunos das professoras (RUTH E LÚCIA HELENA 421/411).
·         Desfile e apresentação dos principais personagens e suas características - Mascote das Turmas 4º e 5º ano ou 3ª á 4ª série dos Personagens do Sítio do Pica-pau Amarelo com frases de incentivo a leitura (Alunos das 4º e 5º ano ou 3ª á 4ª). Já valendo pontuação.

MANHÃ
DIA: 19/04/2012 (QUINTA-FEIRA)
8h as 11h30 – Atividades/Turmas - 121/ 101/ 201/202 /203/ Aceleração.
  • Projeção de Filmes em desenhos – O Sítio do Pica-pau Amarelo / TV ESCOLA.
·         Projeção de Slaid sobre a biografia de “Monteiro Lobato” / SALA DO ENSINO ESPECIAL.
·         Pinturas Individuais, máscaras e fantoches – Personagens do Sítio do Pica-pau Amarelo / BIBLIOTECA.
·         Histórias Infantis em desenhos de Monteiro Lobato / SALA DE LEITURA.
·         Realização da 1ª etapa da  Gincana / Turmas de 4º e 5º ano e ás 3ª e 4ª séries - (Professores e Alunos)/REFEITÓRIO. 312 / 311/ 313/ 301 / 302 / 303 / 421/ 411.  

MANHÃ
DIA: 20/04/2012 (SEXTA-FEIRA)
8h as 11h30 – Atividades/Turmas 312/ 313 /301/ 302 /303/311/ 421/411.
·         Projeção de Filmes em desenhos – O Sítio do Pica-pau Amarelo / TV ESCOLA.
·         Projeção de Slaid sobre a biografia de “Monteiro Lobato” / SALA DO ENSINO ESPECIAL.
·         Pinturas Individuais, máscaras e fantoches – Personagens do Sítio do Pica-pau Amarelo / BIBLIOTECA.
·         Histórias Infantis em desenhos de Monteiro Lobato / SALA DE LEITURA.
·         Encerramento da 2ª etapa Gincana / Turmas de 4º e 5º ano e ás 3ª e 4ª séries - (Professores e Alunos)/REFEITÓRIO.

CRONOGRAMA DA PROGRAMAÇÃO
19/04/2012
20/04/2012
Horário
TV Escola
Ensino Especial 
Biblioteca
Sala de leitura
VIDEO REFEITORIO
VIDEO REFEITORIO


8h ás 8h50
121/101  
201/202  
203
Aceleração
311//301/ 302 /303/     



8h50 ás 9h40
201/202  
121 101  
201/202  
203

313/312/
421/411 


9h40 ás 10h30
Aceleração
203
121/ 101  
201/ 202  
GINCANA
GINCANA


20min.








10h50 as 11h40
203
Aceleração
201/ 202  
121 / 101  
GINCANA
GINCANA












DINO E RENATA 121/ 101 - MARIZA E JACINTA 201/202 - ANTONIO 203     - SARA E NIZA 312/ 313 - EDNA E JORGE 301/ 302 - GENILSON E EDILZE 303/311   - RUTH  E LÚCIA HELENA 421/411  -  aceleração.

Observação: Quando os alunos não estiverem nas salas ambientes estarão em suas salas desenvolvendo outras atividades sobre o Tema como: textos, poesias, paródias, pinturas, recorte, colagem e outras.

Bibliografia
Livro: Reinações de Narizinho DVD: Reino das águas claras Revista: Professoras de educação infantil (abril 2006).

Nenhum comentário:

Postar um comentário