Atividade. 2 - IV unidade : Práticas Pedagógicas e mídias
digitais.(Mídias-educação)
Na leitura do texto de Silvio P. Costa, relata e seu texto
como os diversos meios de comunicações vêm sendo criados para ajudar os seres
humanos para mudar de perceber o mundo. Mais sabemos que pode vim para ajudar
ou atrapalhar em tão temos que aprender a manusear corretamente. Os seguintes
aspectos importantes que Silvio P. Costa define é seguintes conhecimento do uso
de mídias como ferramenta pedagógica e como veículo de expressão,sendo as mais
apropriadas ás nossas necessidades sociais,familiares,culturais . Para que isso
funcione, é preciso que haja não somente os equipamentos (computadores, TVs,
aparelhos d som, DVDs, Data Show, celulares, Câmeras digitais, etc ), Com a explosão do uso de mídias para a comunicação
interpessoal ,em casa,redes sociais e escolas os professores servem de
mediadores desse espaço educativo,com isso possibilitando termos acesso á
ferramentas que nos ajudam no nosso dia a dia. A escola é um espaço
privilegiado na construção de identidades e lugar de encontro de muitas
culturas, etnias, classes sociais políticas e religião, pois nas mídias encontramos
de tudo, como: propagandas, relatos de revistas, jornais, fotos e imagens
indevidas.
Silvio fala também das bases teóricas; de textos escritos,
orais ou visuais, que todos estão
vinculados na mídia para chamar atenção das pessoas ,pois a maioria
passa o tempo entretido ou na TV ou na Web,poucos são os que lêem.
A proposta de British Filme Institute(BFI),para abordagem
curricular das mídias nas escolas primárias
Inglesas é feita através do uso de conceitos ou
aspectos-chaves,como:Agência; Categorias; tecnologia; Linguagens; Audiências e
Representação.A pesquisa que SILVIO realizou foi de mapear os trabalhos que
eram realizados sobre mídias nas escolas de ensino fundamental da cidade,e
conhecer em detalhes de algumas atividades trabalhadas.
O autor ser preocupa em relatar que não parece estar havendo
formação suficiente ou adequada das professoras de Florianópolis, que promova
ou estimule usos críticos e criativos. Esse fato acontece aqui também, pois
temos professores que ainda não acordaram para as novas mídias existentes.Sendo
assim estamos em construção de diversas possibilidades críticas e criativas de
comunicação existentes .
Nenhum comentário:
Postar um comentário