Pesquisar este blog

domingo, 4 de dezembro de 2011

RELATÓRIO DO TEXTO "MIDÍAS EDUCACIONAIS" DO AUTOR:SILVIO P .COSTA


Atividade. 2 - IV unidade : Práticas Pedagógicas e mídias digitais.(Mídias-educação)

Na leitura do texto de Silvio P. Costa, relata e seu texto como os diversos meios de comunicações vêm sendo criados para ajudar os seres humanos para mudar de perceber o mundo. Mais sabemos que pode vim para ajudar ou atrapalhar em tão temos que aprender a manusear corretamente. Os seguintes aspectos importantes que Silvio P. Costa define é seguintes conhecimento do uso de mídias como ferramenta pedagógica e como veículo de expressão,sendo as mais apropriadas ás nossas necessidades sociais,familiares,culturais . Para que isso funcione, é preciso que haja não somente os equipamentos (computadores, TVs, aparelhos d som, DVDs, Data Show, celulares, Câmeras digitais, etc ), Com a  explosão do uso de mídias para a comunicação interpessoal ,em casa,redes sociais e escolas os professores servem de mediadores desse espaço educativo,com isso possibilitando termos acesso á ferramentas que nos ajudam no nosso dia a dia. A escola é um espaço privilegiado na construção de identidades e lugar de encontro de muitas culturas, etnias, classes sociais políticas e religião, pois nas mídias encontramos de tudo, como: propagandas, relatos de revistas, jornais, fotos e imagens indevidas.

Silvio fala também das bases teóricas; de textos escritos, orais ou visuais, que todos estão  vinculados na mídia para chamar atenção das pessoas ,pois a maioria passa o tempo entretido ou na TV ou na Web,poucos são os que lêem.

A proposta de British Filme Institute(BFI),para abordagem curricular das mídias nas escolas primárias  Inglesas é feita através do uso de conceitos ou aspectos-chaves,como:Agência; Categorias; tecnologia; Linguagens; Audiências e Representação.A pesquisa que SILVIO realizou foi de mapear os trabalhos que eram realizados sobre mídias nas escolas de ensino fundamental da cidade,e conhecer em detalhes de algumas atividades trabalhadas.

O autor ser preocupa em relatar que não parece estar havendo formação suficiente ou adequada das professoras de Florianópolis, que promova ou estimule usos críticos e criativos. Esse fato acontece aqui também, pois temos professores que ainda não acordaram para as novas mídias existentes.Sendo assim estamos em construção de diversas possibilidades críticas e criativas de comunicação existentes .  


Nenhum comentário:

Postar um comentário