Em minhas pesquisas encontrei projetos
interessantes, foi possível analisar que estamos vivenciando uma proliferação
do uso de tecnologias e mídias em todas as esferas da sociedade, e entre elas,
no espaço educacional, conduzindo educadores e educandos a compartilharem seus
saberes, na construção de um novo saber, por meio destas tecnologias e mídias.
Neste
século estamos tendo a oportunidade de "navegar" no mundo virtual,
por meio da internet, desvelando um novo mundo, sem fronteiras, possibilitando
cada vez mais o crescimento individual e social. Mas a experiência tem
demonstrado que nem todos conseguem trabalhar ou estudar utilizando bem as
ferramentas que esta tecnologia nos proporciona.
Sabemos
que sempre o ser humano vai esta em busca de uma melhor utilização destas ferramentas
auxiliares ao aprendizado e dando continuidade ao processo de pesquisa
denominado Webquest (que significa em termos simples, uma pesquisa direcionada
utilizando em algum momento a internet).
O colégio
Marista de Maceió desenvolve alguns projetos que estão dando certo que vem realizando
em anos anteriores e com outras temáticas. Mas devido á outra atividades fizeram
uma pausa na produção e execução de webquests.
Esses
projetos de Webquest foram executados em conjunto com os alunos do 6º ano do
Ensino Fundamental, como forma de fixar algumas atividades letivas. Para propiciar
um melhor entendimento e uma melhor aproximação das pessoas, independente de
seu credo, crenças, costumes e respeito.
Os
seguintes projetos são apresentados em cinco programas de mídias que estão inter-relacionados,
que se completam na proposta desse colégio, que estão organizados da seguinte
maneira.
Esse projeto “Pedagogia de projetos”, aborda os fundamentos e as implicações da Pedagogia de Projetos no contexto da escola, numa perspectiva integradora das diferentes mídias e conteúdos, enfatizando suas potencialidades em relação à aprendizagem e às demandas que se evidenciam no papel do professor.
O projetos “Aprendendo com o vídeo e a câmera”, enfatiza a importância da integração das mídias no trabalho por projetos, focaliza as especificidades da televisão, destaca algumas possibilidades de uso pedagógico por meio dos recursos de vídeos e da câmera, bem como o papel da mediação do professor.
Já o projeto “Pesquisa, comunicação e aprendizagem com o computador”,mostra as possibilidades de integrar o computador com as demais mídias no contexto educacional, destacando especificamente suas três dimensões: a pesquisa, a comunicação e a representação de conhecimento, as quais podem ser utilizadas de formas complementares no processo de aprender por projeto.
Outra idéia de projetos é “Revalorização do livro diante das novas mídias” este projeto enfatiza as possibilidades de integração do livro com as novas mídias, tendo em vista as potencialidades destas para o desenvolvimento da leitura e da escrita, o que possibilita revalorizar a mídia impressa a partir daquilo que, além de ser atraente e seduzir o aluno, possa favorecer a sua autoria.
Um outro projeto interessante é o da “Prática e formação de professores na integração de mídias”. Ele mostra que as mudanças de concepção que orientam ás novas formas de aprender e de ensinar, como o trabalho por projetos, numa perspectiva integradora de conteúdos e das diferentes mídias, requerem a formação do professor. E o importante é que tanto a formação do professor quanto sua atuação com os alunos propiciem a vivência dos aprendizes nessa mesma perspectiva de aprendizagem, ou seja, desenvolvendo projetos que articulam conteúdos das diversas áreas de conhecimento com distintas mídias, de acordo com as características que lhes são inerentes.
Referências
Esse projeto “Pedagogia de projetos”, aborda os fundamentos e as implicações da Pedagogia de Projetos no contexto da escola, numa perspectiva integradora das diferentes mídias e conteúdos, enfatizando suas potencialidades em relação à aprendizagem e às demandas que se evidenciam no papel do professor.
O projetos “Aprendendo com o vídeo e a câmera”, enfatiza a importância da integração das mídias no trabalho por projetos, focaliza as especificidades da televisão, destaca algumas possibilidades de uso pedagógico por meio dos recursos de vídeos e da câmera, bem como o papel da mediação do professor.
Já o projeto “Pesquisa, comunicação e aprendizagem com o computador”,mostra as possibilidades de integrar o computador com as demais mídias no contexto educacional, destacando especificamente suas três dimensões: a pesquisa, a comunicação e a representação de conhecimento, as quais podem ser utilizadas de formas complementares no processo de aprender por projeto.
Outra idéia de projetos é “Revalorização do livro diante das novas mídias” este projeto enfatiza as possibilidades de integração do livro com as novas mídias, tendo em vista as potencialidades destas para o desenvolvimento da leitura e da escrita, o que possibilita revalorizar a mídia impressa a partir daquilo que, além de ser atraente e seduzir o aluno, possa favorecer a sua autoria.
Um outro projeto interessante é o da “Prática e formação de professores na integração de mídias”. Ele mostra que as mudanças de concepção que orientam ás novas formas de aprender e de ensinar, como o trabalho por projetos, numa perspectiva integradora de conteúdos e das diferentes mídias, requerem a formação do professor. E o importante é que tanto a formação do professor quanto sua atuação com os alunos propiciem a vivência dos aprendizes nessa mesma perspectiva de aprendizagem, ou seja, desenvolvendo projetos que articulam conteúdos das diversas áreas de conhecimento com distintas mídias, de acordo com as características que lhes são inerentes.
Referências
http://gwydir.demon.co.uk/jo/mosaic/examples.htm
http://images.google.com.br
http://www.undergoogle.com/blog/2008/01/coloque-slides-do-google-presentation-em-seu-site.html
http://www.brasilescola.com/historiag/arte-bizantina.htm
http://images.google.com.br
http://www.undergoogle.com/blog/2008/01/coloque-slides-do-google-presentation-em-seu-site.html
http://www.brasilescola.com/historiag/arte-bizantina.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário